Jaloo é criticado por meme de “travesti Pabllo Vittar”

117
views

Na última segunda-feira (23), Pabllo Vittar divulgou a capa e anunciou as faixas da versão deluxe do álbum 111. Dentre as participações está o cantor Jaloo que foi criticado por usar um meme que chama Pabllo de travesti.

Para quem não está familiarizado com a internet vamos a duas rápidas explicações. São chamadas de meme postagens engraçadas (ao menos na maioria das vezes) e são repetidas a exaustão.

Apenas para citar alguns exemplos temos os casos d “Luisa que está no Canadá”, “chega a manteiga derrete” e, mais recentemente, “a patroa chegou”.

A segunda explicação está intimamente ligada a Pabllo Vittar e o uso de fake news nos processos eleitorais. Já divulgaram que a cantora concorreria como deputada, que seria ministra dentre outras coisas.

Como resposta, fãs da cantora começaram a criar enredos absurdos envolvendo Pabllo. Usando a linguagem das fake news originais, os memes criados sempre usavam a frase “a travesti Pabllo Vittar”.

Por que estão problematizando a brincadeira de Jaloo?

Apesar de parecer uma data bem próxima, muita coisa mudou de 2018 para cá. A percepção sobre a confusão de pessoas não LGBTI entre a diferença entre drag queen e pessoas trans é uma dessas mudanças.

Se antes era minimamente divertido, hoje, ao perceber que transexuais são constantemente invisibilizadas, parte da comunidade puxou o freio se mão e passou a adotar uma postura mais didática para que haja mais conhecimento e respeito com as minorias.

Ao resgatar o meme, mesmo sem intenção, Jaloo pode voltar a causar uma confusão em quem não faz parte da comunidade e daí que vem as críticas. A maioria esmagadora dos “toques” vem de pessoas trans. Confira:

Comentários

Renan Oliveira
Renan é um jornalista de humor ácido (é bem ruim pela manhã) que acredita que informação é uma das armas mais poderosas contra a LGBTfobia.
COMPARTILHAR