DJ lança álbum em homenagem a Maysa

91
views

É provável que você conheça o DJ e cantor George Mendez do projeto Las Bibas From Vizcaya, seja por conta de alguns remixes ou por conta de vídeos de humor. No último último domingo (6), o DJ decidiu lançar um álbum em homenagem a cantora Maysa, que faria 85 anos neste mesmo dia em um outro projeto batizado de Vizcaya Music. Foram escolhidas seis canções, dos primeiros três discos dela, para celebrar: “Bom Dia Tristeza” (1958), “Ouça” (1957), “Tarde Triste” (1956), “Franqueza” (1957), “Resposta” (1956) e seu maior sucesso “Meu Mundo Caiu” (1958).

Para lançar os remixes, Vizcaya precisou utilizar softwares de inteligência artificial para filtrar e separar os instrumentos e vozes com qualidade, já que na época não existia acapela e as músicas eram gravadas inteiras em mono, ao vivo, sem cortes e com cantor e orquestra em uma única pista no estúdio.

“O processo em si de reconstruir um novo instrumental para cada faixa foi rápido, porque eu conhecia bem todas as músicas dela, eu as escuto desde que me entendo por gente. As notas e acordes são complicados, mas poli e reduzi os arranjos a algo mais objetivo, embora todos sigam a melodia original. A partitura segue a mesma para o meu remix feito em 2020 e para a original de 1957″, explicou o DJ.

Ele ainda acrescentou que a maior parte do trabalho foi filtrar a voz da cantora, já que boa parte dos programas que tentou usar não deram conta do recado. “Tive que aplicar recursos técnicos de anulação de fase quase que palavra a palavra da voz dela. Foi na mão, na raça e na paciência mesmo”.

Mas o trabalho valeu a pena para Vizcaya, que é um grande fã da artista. “Maysa escrevia suas músicas com a alma sangrando e interpretava com o coração na mão banhado em álcool. Foi a primeira brasileira a se apresentar na TV japonesa ao vivo em 1959 e foi aplaudida de pé em Paris, cantando na língua local, um dos seus maiores cl&aac ute;ssicos ‘Ne Me Quitte Pas, elogiada pelo próprio autor da música, Jaques Brel”, finaliza.

Abaixo o EP, batizado de Convite Para Remixar Maysa.

Comentários

Renan é um jornalista de humor ácido (é bem ruim pela manhã) que acredita que informação é uma das armas mais poderosas contra a LGBTfobia.
COMPARTILHAR