Contra presidente homofóbico, deputadas polonesas vestem arco-íris

30
views
No foto, o presidente polonês está ao lado da primeira-dama que veste branco. Ao lado, parlamentares com as cores LGBT. (Photo by WOJTEK RADWANSKI/AFP via Getty Images)

Infelizmente, a onda conservadora que vem atingindo o mundo elegendo pessoas como Bolsonaro e Trump provou que ainda tem bastante força na Polônia ao reeleger, com 51,2% dos votos, o presidente ultra-conservador Andrzej Duda. Mas a esquerda polonesa mostrou nesta quinta-feira (6), durante a cerimônia de posse, que está disposta a lutar.

+ Bolsonaro declara guerra a ideologia de gênero

Vestidas com máscaras com a bandeira LGBT, 10 parlamentares usaram roupas com cores do orgulho para protestar contra a eleição de Duda. O presidente, que é abertamente homofóbico, disse que tem planos de proibir LGBT de adotar crianças durante os próximos anos de mandato.

“As crianças devem estar seguras e protegidas da adoção por casais do mesmo sexo. Minha proposta é que a adoção seja possível apenas para casais casados, não para aqueles em parcerias do mesmo sexo.”, argumentou Duda durante a corrida presidencial.

Fotos das deputadas foram amplamente compartilhadas nas redes sociais e uma delas postou no twitter que “O presidente da Polônia deve defender os direitos de todos os cidadãos”. Veja algumas postagens

“Membros da esquerda, como sempre, em defesa da liberdade e da dignidade das pessoas!”
“Cerimônia de posse de Andrzej Duda. Nunca deixe ninguém dizer a você que seu voto na Esquerda é um voto perdido. Afinal, eles são os únicos solidários com os poloneses LGBTQ +”
“Hoje, durante a inauguração do presidente homofóbico da Polônia, Andrzej Duda, políticos da @__Lewica, a coalizão de esquerda, veio vestida como uma bandeira do arco-íris como uma declaração contra a discriminação e opressão em nosso país”

Comentários

Renan Oliveira
Renan é um jornalista de humor ácido (é bem ruim pela manhã) que acredita que informação é uma das armas mais poderosas contra a LGBTfobia.
COMPARTILHAR