Aconteceu no último sábado (22), no Osaka Naniwa-Kai, a primeira edição da Poc-Con, feira de quadrinhos voltada para o público nerd LGBTI.
+ Star Wars: Casal gay está fora de questão
O evento foi um surpreendente sucesso, gerando longas filas de espera. Antes de pegar a credencial, me arrisquei a enfrentar uma delas, mas em 30 minutos ela andou bem pouco.
Esse, inclusive, foi um dos únicos pontos negativos da Poc-Con. O outro ponto foi o espaço, que era bem pequeno e fazia com que as pessoas se atropelassem às vezes.
Não parecia que os organizadores tinham dimensão de quantas pessoas seriam atraídas para feira.
Expositores
Ao todo a Poc-Con contou com 10 logistas e 73 artistas expositores. A arte era diversa, mas, como não poderia deixar de ser, dialogava diretamente com a comunidade LGBTI.
No geral, os valores eram justíssimos e era praticamente impossível sair de lá com as mãos vazias. Aqui você dá uma olhada na lista dos artistas que passaram por lá.
Palestras e rodas de conversa
Mas engana-se quem acreditou que só de exposições viveria a Poc-Con. Do dia 15 de junho rolaram palestras e rodas de conversa em diferentes espaços da cidade.
“Quadrinhos sem medo” foi o primeiro tema debatido na HQ em Foco no último dia 15. Você confere a lista completa dos participantes aqui.
Nos dias 19, 20 e 21 de junho aconteceram mais conversar em parceria com a Casa 1. Os temas foram “O Futuro é Feminino”, “Mais Melanina, Por Favor” e “Nem Azul e Nem Rosa”. Você também pode ver os participantes aqui.
No último sábado, em paralelo a feira, rolaram mais rodas e bate-papo que contaram com nomes como Laerte Coutinho e Gabriel Picolo, além de uma palestra de Dani Marino. Um resumo de quase tudo que aconteceu está no Instagram do evento.
Cosplays dublando pela vida
E teve concurso de Cosplay nos moldes de RuPaul’s Drag Race. Isso mesmo, o bom e velho concurso de dublagem.
+ Ator de Homem Aranha dubla Rihanna
Além do figurino, um dos critérios avaliados no concurso era o critério entre a música escolhida, o personagem e performance.
Bom, pelo menos era o que dizia o regulamento do concurso, mas os jurados devem ter levado algumas outras coisas em consideração, já que teve Cosplay que não sabia a letra da dublagem ganhando de lip sync killer. Bem parecido com RuPaul mesmo.
Mas nada que tirasse a diversão de quem estava assistindo entre uma compra e outra.
Poc Con 2020
Com o sucesso nesse ano, a Poc-Con 2020 já está garantida? Ao que tudo indica está sim!
Mesmo antes do início do evento, as comunicações já indicavam a intenção de uma nova edição. Quando anunciou os expositores, os responsáveis pela Poc-Con escreveram:
“Trabalharemos para ter um espaço maior para mais artistas incríveis exporem seus trabalhos nas próximas edições”.
A declaração somada a recepção ultracalorosa do público são praticamente confirmações de que teremos uma Poc-Con 2020.
Gloria Groove lança Lady Leste e avisa: “Eu vim pra ficar!”