Globo voltará a fazer chacota de personagens LGBT

186
views

A Rede Globo que há algum tempo tem adotado uma postura mais friendly e incluído personagens LGBT em novelas, voltará a usá-los como alívio cômico no humorístico Escolinha do Professor Raimundo. Félix, Crô e Valéria aparecerão a partir do dia 18/10 no canal.

+ Faltam bons personagens LGBTI em novelas

Para quem não se lembra ou não os conhece, os três personagens são cheio de trejeitos e extremamente caricatos. Crô acabou de ser revisitado na reprise na novela Fina Estampa. Na trama, ele era um chaverinho de madame, mas as agressões e falas homofóbicas direcionadas a ele eram consideradas piadas por Aguinaldo Silva.

Félix talvez seja o menos problemático dos três, embora também seja extremamente caricato e cheio de bordões. O personagem foi criado por Walcyr Carrasco para ser o vilão da novela Amor à Vida, mas com o desenrolar da história acabou tomando o protagonismo e fazendo história ao beijar o par romântico pela primeira vez na horário nobre da Globo.

Já Valéria é um dos maiores desserviços dessa lista. Interpretada por um LGBT, o ator Rodrigo Sant”Anna, a personagem é uma mulher trans e a grande “piada” que a envolve é justamente isso. Dentre outras coisas, é comum que usem o nome morto* como alívio cômico.

A programa é um remake e explora um jeito bem antigo de fazer humor. As gracinhas, de modo geral, estão relacionadas a orientação sexual, classe social e aparência dos personagens. Em outras palavras, o que mais acontece são piadas com o jeito errado de alguém com o corpo fora do padrão que geralmente é afeminado.

* Nome morto é uma expressão usada para se referir ao nome de batismo designado para pessoas trans antes delas iniciarem a transição de gênero.

Comentários

Renan Oliveira
Renan é um jornalista de humor ácido (é bem ruim pela manhã) que acredita que informação é uma das armas mais poderosas contra a LGBTfobia.
COMPARTILHAR