TransAtivista explica como se defender de entrevistas tendenciosas

14
views

Como já contamos em outras matérias, janeiro é o Mês da Visibilidade Trans. Pensando nisso, a TransAtivista Bruna Benevides postou um texto, divulgado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) nas redes sociais, explicando como pessoas transgênero pode se defender de entrevistas tendênciosas.

Antes de listar situações desagradáveis impostas por profissionais despreparados, Benevides destaca que nem todos os pedidos de entrevista são motivados por boas intenções e ressalta que “existe muita gente que tem compromisso com o engajamento através de temas que estão em voga ou que geram reações”, mas não tem necessariamente compromisso com pautas de pessoas T.

Outro ponto abordado pela TransAtivista é o fato de a imprensa colaborar com o estigma negativo da palavra travesti. “8 em cada 10 noticias pesquisas com o uso do termo travesti estão associadas a violência (ANTRA, 2019)”. Por outro lado, “mulher trans” foi adotado como uma opção positiva para travesti.

Depois dos alertas, Bruna lista 15 tópicos mesclando situações desagradáveis e orientações de como pessoas trans podem reagir durante entrevistas. Dentre eles estão “pedidos de fotos antigas, nome anterior, cirurgias de redesignação (sic) sexual”. Ela ainda alerta sobre a possibilidade de falar sobre direitos e a comunidade T como um todo.

“Nossos posicionamentos públicos refletem em nossa comunidade. Tenha compromisso com o coletivo e lembre que muitas pessoas poderão ser afetadas pelo seu posicionamento — direta ou indiretamente”, pontua. “Se achar que não está preparada, disponível, com tempo ou simplesmente não está a fim, recuse o convite. Não se force a participar de algo em que não se sinta confortável”

Você pode ler o texto completo assinado pela TransAtivista Bruna Benevides clicando aqui.

Comentários

Renan Oliveira
Renan é um jornalista de humor ácido (é bem ruim pela manhã) que acredita que informação é uma das armas mais poderosas contra a LGBTfobia.
COMPARTILHAR