Com destaque para T, ao menos 45 LGBTI se elegem em 2020

53
views
FOTO: EVARISTO SA VIA GETTY IMAGES

Aconteceram no último domingo (15) as eleições municipais em boa parte do Brasil. Ao menos 45 pessoas abertamente LGBTI foram eleitas em todo país com destaque para pessoas transexuais que fizeram história com recordes de número de votos e/ou primeira representação T em diversos municípios.

+ Eleições 2020: apenas 0,1% dos candidatos são LGBTI

Entre os destaques estão Erika Hilton (PSOL), que foi a mulher mais votada em São Paulo no ano de 2020 e se tornou a primeira vereadora trans e negra eleita para vereança da cidade; Linda Brasil (PSOL), que recebeu 5.773 votos se tornando a mais votada de Aracaju; e Duda Salabert (PDT) que foi a candidata mais votada de Belo Horizonte com 37.613 votos.

Em São Paulo houve LGBTI eleitos que não necessariamente se comprometerão com as pautas da comunidade. Fernando Holiday (PATRIOTA), que dispensa apresentações e já chegou a dizer que não exerceria mais a sexualidade em respeito à bíblia; e Thammy Miranda (PL), que em 2018 disse que não era obrigada a se posicionar contra Bolsonaro e se candidatou pelo PL que faz parte da base de apoio do presidente no congresso.

Já na cidade do Rio de Janeiro, Mônica Benício (PSOL) conseguiu uma vaga na câmara dos vereadores e deve levantar pautas voltadas ao feminismos e direito de pessoas lésbicas. Tainá de Paula (PT), abertamente bissexual, também conseguiu uma vaga deve defender as mesmas pautas. Em Niterói, tivemos Benny Briolly (PSOL), travesti negra que foi a quinta mais votada da cidade e recebeu 4.367 votos.

Nomes como Iza Lourença e Bella Gonçalves (PSOL), em Belo Horizonte, Laina Crisóstomo (PSOL), em Salvador, Valdir Gomes (PSD), em Campo Grande, Daiana Santos (PCdoB), em Porto Alegre, e Duda Hildago (PT), em Ribeirão Preto, também estão entre os LGBTI vencedores.

Comentários

Renan Oliveira
Renan é um jornalista de humor ácido (é bem ruim pela manhã) que acredita que informação é uma das armas mais poderosas contra a LGBTfobia.
COMPARTILHAR