Anteriormente restrito para maiores de 18 anos, a Truvada, medicamento usado para profilaxia préexposição (PrEP) no combate ao HIV teve o uso liberado para maiores de 15 anos pela ANVISA – desde que tenham mais do que 35 kg. A liberação já foi publicada no Diário Oficial da União na semana passada.
“Com a expansão do grupo que pode usar Truvada como uma opção de prevenção, demos mais um passo importante na redução das taxas de transmissão do HIV e aumentamos a qualidade da saúde pública no país”, afirma a Dra. Rita Manzano Sarti, infectologista e diretora médica sênior da Gilead Sciences Brasil, responsável pela fabricação da Truvada.
De acordo com o Boletim Epidemiológico de 2020, mais de 11 milhões de jovens com idade entre 15 e 24 anos devem conviver com o vírus do HIV ao redor do mundo. Essa faixa etária é a que mais cresce em infecção no comparativo com outras faixas, tendo 50% a mais de chances de contrair o HIV, daí a importância da liberação da medicação para esse grupo.
“Estamos sempre comprometidos em atender às necessidades da prevenção e do tratamento do HIV e corroborar para que mais pessoas tenham acesso a esses métodos”, acrescenta Sarti.
Gloria Groove lança Lady Leste e avisa: “Eu vim pra ficar!”