Alerj inclui população LGBTI no Plano Estadual de Valorização da Vida

14
views
Foto: Fotos Públicas/Tânia Rêgo/Agência Brasil

Com apenas uma discussão, o deputados estatuais da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovaram nesta sexta-feira (25), o PL 1871/2020 de autoria da deputada Renata Souza (PSOL) que incluirá a população LGBTI e pessoas soropositivas no Plano Estadual de Valorização da Vida.

+ Eleições municipais terão quase o dobro de candidatos LGBT

Dentre outras coisas, o texto determina a divulgação dos contatos e serviços dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), outras formas de atendimento psicológico e psiquiátrico nos serviços de Saúde e inclusão dessas populações nos eventos relacionados ao Setembro Amarelo.

Além de ações de conscientização, a medida também inclui a capacitação de instituições sobre transtornos psíquicos que possam conduzir ao suicídio ou sintomas presentes nos quadros de sofrimento de pessoas LGBTI. Dados sobre as tentativas e casos consumados de suicídio, serão consolidados para formação de um perfil epidemiológico.

Agora, o texto segue para sanção ou veto do governador em exercício, Cláudio Castro. De acordo com os protocolos estatuais, a decisão precisa ser tomada nos próximos 15 dias.

Comentários

Renan Oliveira
Renan é um jornalista de humor ácido (é bem ruim pela manhã) que acredita que informação é uma das armas mais poderosas contra a LGBTfobia.
COMPARTILHAR